A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André contará com reforço para melhorar a segurança durante as operações de fim de ano. Sete bicicletas elétricas foram disponibilizadas para a Prefeitura de Santo André, a custo zero, por meio de uma parceria com a Empresa Brasileira de Mobilidade Sustentável (EBMS), da marca Pedalla Bikes. Os equipamentos vão ser utilizados pelos GCMs em operações nos parques, Paço Municipal e na rua Coronel Oliveira Lima e adjacências.
As bicicletas elétricas, chamadas de e-bikes, utilizam bateria de lítio, as mesmas de um celular, e têm autonomia de 30 km a 60 km. A sua recarga demora aproximadamente três horas. Com funcionamento semelhante ao de uma bicicleta convencional, o motor elétrico é acionado por meio de um display no guidão conforme o ciclista pedala, o que reduz o esforço e aumenta a performance.
A princípio, as bicicletas ficarão com a Prefeitura pelos próximos 60 dias, em período de teste. Após esse prazo, deverá haver negociação com a empresa para a renovação do contrato ou para a aquisição das bicicletas elétricas.