Você está visualizando atualmente Pessoas que usam bicicleta para transporte são mais felizes

Pessoas que usam bicicleta para transporte são mais felizes

 

Temos uma rotina corrida e mesmo as cidades oferecendo muitas opções de atividade para movimentar o corpo, as vezes não conseguimos encaixar no nosso dia a dia. Um jeito bastante eficiente de incluir a prática de atividade física é utilizar a bicicleta como meio de transporte, assim você ganha tempo, economiza e ainda garante a dose diária de adrenalina e endorfina.

Um estudo com o título ‘Mood and mode: does how we travel affect how we feel?’ aponta que pessoas que escolhem fazer as suas ‘viagens diárias’ de bicicleta são mais felizes e menos estressadas.

A pesquisa foi baseada no módulo de bem-estar da American Time Use Survey, que analisou mais de 13 mil pessoas sobre humor durante diversas atividades, o objetivo era determinar como as pessoas se sentem ao se locomoverem nos mais diferentes tipos de meios de transporte. O autor do estudo, Eric Morris aponta que as pessoas ficam mais bem humoradas quando estão andando de bicicleta, do que em outros meios de transporte.

Um dos motivos para esse resultado é que a bicicleta proporciona uma sensação de independência e relaxamento, por passar menos tempo preso no trânsito e em engarrafamentos, o que acaba causando momentos de tensão.

A bike também permite que o ciclista interaja de uma outra forma com a cidade e com as outras pessoas. Como a velocidade é mais reduzida e você não está num ambiente fechado, como nos carros, ônibus e metrôs, isso proporciona uma interação com o ambiente e com as pessoas a sua volta.

Por todas essas questões durante o percurso, os ciclistas se tornam pessoas mais sociáveis e disponíveis a mais interações interpessoais, o que resulta em menos casos de depressão e solidão, refletindo diretamente na saúde emocional e física.

Entre outros fatores que ajudam na felicidade de quem pedala estão:

  • Diversão: Sentir aquele vento no rosto e sensação de liberdade, mesmo nos trajetos ao trabalho acabam virando um lazer.
  • Endorfina: Ao pedalar o seu corpo libera este hormônio, que tem ação analgésica e estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhora estado de humor e felicidade.
  • Tempo de qualidade: Pedalar é tão prazeroso que você nem vê o tempo passar, quando percebe, já chegou ao destino.
  • Saúde: além dos benefícios para a saúde emocional, pedalar ajuda o corpo, melhora o fluxo sanguíneo, a resistência, o fôlego, regula o sono, ciclo intestinal, vida sexual e capacidade cerebral.

Conversamos com o Fabio Bittencourt Silva de 45 anos, ele mora em Fortaleza-CE e trocou o carro por uma Gioa da Pedalla, há 2 anos e meio. Antes ele se sentia muito estressado com o trânsito, além dos gastos com gasolina e manutenção do veículo. Hoje com a bicicleta ele se sente muito mais feliz “Agora posso contemplar a paisagem no caminho do trabalho, além de me exercitar e gastar menos tempo no percurso, coloco uma música e vou ‘amarradão’, curtindo o momento”, conta Fabio

Como já falamos andar de bicicleta libera endorfina ao corpo, o que auxilia muito no sentimento de felicidade e satisfação “ficamos mais felizes ao pedalar, sentimos mais liberdade, prazer e o esforço é quase zero com minha bike da Pedalla, comenta.

A diferença entre usar a bicicleta como transporte é enorme, ao chegar em casa o corpo e a mente se sentem bem melhores do que se tivesse feito o trajeto com outro veículo “Chego em casa muito menos cansado e mais disposto, tenho vontade de dar mais voltas antes de chegar em casa (risos), gosto de aproveitar ao máximo esse momento de atividade e melhoria na qualidade de vida” finaliza Fabio.

Utilizar a bicicleta como meio de transporte é uma mudança sustentável e que traz inúmeros benefícios, é uma ótima oportunidade de manter a saúde, se divertir, conhecer pessoas e manter o equilíbrio do corpo e da mente. As bicicletas elétricas ainda são inclusivas e indicadas  para pessoas com dificuldade de locomoção.

Ao optar pela e-bike como meio de transporte é importante tomar alguns cuidados, como evitar caminhos em grandes avenidas e rodovias que não tenham ciclovia, buscar vias onde o ciclista possa ser visto com mais facilidade, além de sempre utilizar equipamentos refletores na bike e no capacete ou colete. Estes cuidados garantem a sua segurança.

Para escolher sua e-bike Pedalla e ser feliz pedalando, veja aqui o parceiro mais próximo.

Deixe um comentário