Já pensou em ter seu filho te acompanhando nas pedaladas? É possível! Se incentivados desde cedo, as crianças podem pegar gosto pelo exercício, além de manter o contato com a natureza e desenvolver ainda mais suas capacidades motoras e respiratórias.
Mas, para que o passeio seja seguro, é preciso refletir antes: a sua criança já consegue andar de bike sozinha? Mesmo que com rodinhas, ela já tem certo controle? Se a resposta for sim, vocês estão prontos para se aventurarem!
Para que esse inicio na pedalada seja tranquila, sugerimos passeios que se acomodem em meios períodos (entre 3 a 4 horas do dia) e que contem com trilhas mais fáceis e com pontos de apoio (como lanchonetes e bebedouros).
- Respeite o tempo da criança.
Não tente apressá-la. É todo um mundo novo para ela explorar e se divertir. Comece por trilhas planas e em locais que a criança se sinta segura, como bosques e locais similares aos que ela frequenta.
- Não esqueça nunca da segurança!
Ensine os pequenos desde cedo: para andar de bicicleta são necessários itens de segurança como o capacete, joelheiras e cotoveleiras. Dê o exemplo!
- Incentive a confiança.
Caso o seu filho ou filha ainda esteja aprendendo e não tenha confiança, mantenha as rodinhas na bike. Ciclovias urbanas e em perímetros de parques são ótimos locais para começar a adquirir confiança na pedalada.
- Fique sempre próximo.
Pedale no máximo ao lado da criança. Se possível, deixe ela ir na frente e vá atrás cuidando de tudo. Locais mais abertos e com espaços grandes são ótimos para essa companhia. Jamais vá na frente dela! Em alguns segundos muita coisa pode acontecer. Por isso, nunca deixe que a criança saia da sua vista.
- Confira a bicicleta do seu filho antes de cada passeio.
E já o ensine a fazer o mesmo! Além das rodinhas, também é necessário verificar os outros itens estão funcionando, como os freios dianteiro e traseiro.
Com essas dicas em prática, vocês estarão prontos para curtir um dia divertido entre família. Aproveitem!