Quem anda de bicicleta elétrica faz mais exercícios se comparado com usuários de bicicletas comuns. É o fim do mito de que a e-bike é para preguiçoso! Um estudo europeu publicado no site Transportation Research Interdisciplinary Perspectives mostra que os e-bikers pedalam mais.
De acordo com a pesquisa feita com mais de 10 mil habitantes em sete cidades europeias, as bikes elétricas são motivadoras e levam os ciclistas a pedalar mais longe e por mais tempo. A bicicleta elétrica ainda pode ser mais vantajosa dependendo da topografia do terreno, o que em uma bicicleta comum seria uma atividade de alta intensidade e muito vigorosa, para o e-biker é encarada com mais facilidade e dessa forma, sai na frente, pois pode enfrentar as adversidades como pedalar contra o vento, em subidas ou rotas mais íngremes. O estudo mostra ainda, que utilizar e-bike reduz o tempo de viagem em 35% em rotas montanhosas e 15% em rotas planas.
Os dados são com base na rotina do europeu, mas, conforme falamos no blog anteriormente, o mercado de bicicletas elétricas no Brasil tem apresentado um aumento progressivo, e a expectativa é que até 2022 as vendas de e-bikes represente 6,6% das vendas totais de bicicleta.
O cenário nacional está evoluindo e conversamos com nossos clientes para entender suas motivações. Para Maíra Souza, a bicicleta elétrica foi uma grata surpresa e se tornou uma curtição e um incentivo para aproveitar o dia a dia, ela pedala sua Gioia em Itapema, em Santa Catarina. O Diego está pedalando a sua Gioia em Salvador e garante que a e-bike foi o estopim para uma mudança de hábito: “passei a usar minha e-bike diariamente para ir à faculdade e para fazer algumas atividades perto como academia, shopping e até supermercado. Se o ciclismo antes era apenas uma atividade recreativa para curtir o pôr do
sol na orla passou a ser também meu meio de transporte principal para curtas e médias distâncias”. Já para o Celso Nagano, a Gioia o levou para literalmente mais longe, já que pedalou 1500km em apenas 6 meses com a bicicleta elétrica e completa: “Já utilizava a bicicleta comum nos deslocamentos diários ao trabalho. A e-bike possibilita em ir mais longe e estimula ainda mais o uso dessa modalidade, minha média anual de distância percorrida em bicicleta aumentou em 1000 km em apenas 6 meses de uso. Além disso, em Fortaleza há locais que em bicicleta você se desloca mais rápido que automóvel.”
Para saúde e para o planeta
Os benefícios de utilizar um meio de transporte livre de poluentes e que utiliza a força humana como propulsão são inúmeros, já mostramos alguns deles em nossa página. Utilizar uma bicicleta com a tecnologia do pedal assistido te ajuda no controle da glicemia no sangue, diminui o colesterol LDL (o que é considerado ruim) e te deixa com os músculos respiratórios fortalecidos. Além disso, a e-bike pode ser uma forte aliada para quem deseja sair do sedentarismo. Para o planeta, por reduzir o número de carros nas ruas, as bicicletas elétricas promovem a mobilidade sustentável e alcança os objetivos de transporte, além de melhorar os níveis de poluição da cidade mediante a redução de emissões de CO2 e de ruídos urbanos. Bicicletas são alternativas para fugir do trânsito, e ótima alternativa para substituir os carros em pequenos trechos, também são democráticas, pois permite que pessoas com mobilidade reduzida consiga pedalar sem esforço.