Pessoas, governos e empresas estão voltando seus olhares para o papel e benefícios da bicicleta na rotina da população, principalmente em tempos de pandemia. Antes o que era apenas um lazer, hoje se tornou o principal meio de locomoção de muitas pessoas.
Caminhando com essa tendência do aumento do uso da magrela como transporte, as bicicletas elétricas vêm ganhando espaço. Segundo pesquisa realizada pela Aliança Bike, 56% de quem usa bicicleta elétrica como transporte, antes usava automóvel, isso mostra o potencial deste veículo e a importância de se investir em estrutura adequadas para que mais pessoas utilizem a e-bike.
O começo desta mudança pode vir das empresas, na realização de projetos que incentivem o uso e facilitem o acesso às bicicletas elétricas. Como a ENGIE Brasil Energia, projeto que já contamos aqui no blog.
Conversamos com o Alexandre Jaen, Head Comercial da Pedalla, que comentou sobre a importância de as empresas incentivarem seus colaboradores a usarem as e-bikes.
Por que as empresas deveriam incentivar seus colaboradores a utilizarem a bicicleta elétrica?
Basicamente o incentivo da e-bike está relacionado a qualidade de vida das pessoas e uma vida com hábitos mais saudáveis. Entendemos que as pessoas que se deslocam no dia a dia para ir para o trabalho em circuitos de até 20 km ida e volta, podem utilizar a e-bike como alternativa ao transporte público, principalmente em tempos de pandemia. Ao trocarem o carro pela bicicleta elétrica, evitam passar grandes períodos no trânsito, auxiliando também na diminuição da emissão de gás carbônico, melhorando a sustentabilidade do planeta.
Outra questão importante é que ao adotarem a bicicleta elétrica como meio de transporte as pessoas economizam tempo e dinheiro.
Como a empresa pode incentivar seus colaboradores?
Inserindo na política de RH da empresa a utilização da e-bike, falando dos benefícios e facilitando a aquisição. Outra opção é disponibilizar para uso interno como forma de deslocamento de um prédio ao outro.
A Pedalla realiza parcerias com empresas para que elas possam oferecer as e-bikes para os colaboradores?
Sim realiza, primeiro é feito um diagnóstico para entender a necessidade do cliente e pensar a melhor solução de produto e operação do projeto, depois é realizada uma proposta comercial. Temos algumas parcerias, como a ENGIE Brasil Energia de Santa Catarina.
Que estrutura a empresa precisa ter para que facilite o uso das bicicletas?
Basicamente precisa de um espaço coberto com tomadas para recarregar as baterias e um compressor de ar para calibrar os pneus. A empresa pode também disponibilizar um bicicletário e vestiário, esses dois últimos não são essenciais, mas melhora ainda mais o interesse dos colaboradores em começar a utilizar a e-bike como transporte.
Quais os benefícios o incentivo ao uso da bicicleta elétrica pode trazer para a empresa?
Mostrar aos colaboradores e ao mercado a importância das práticas relacionadas a economia sustentável. Pessoas que trocaram os transportes convencionais pela bicicleta elétrica são mais felizes, com isso os colaboradores vão trabalhar mais felizes e assim produzir mais e melhor. Além de economizar ao realizar a troca do vale transporte pela bicicleta elétrica.
Há alguma movimentação do setor para que seja viável o incentivo do uso das e-bikes?
A Aliança Bike, associação que fazemos parte, está buscando junto ao governo federal oferecer as empresas a opção da concessão da bicicleta elétrica como alternativa ao vale transporte.
Quais os benefícios o colaborador pode ter ao utilizar a troca?
Realizar uma atividade física, melhorar a saúde e tornar o deslocamento do dia a dia um momento feliz.
Tanto para empresa quanto aos colaboradores incentivar o uso da bicicleta elétrica traz inúmeros benefícios. Entre em contato e veja como podemos trazer uma rotina mais saudável e sustentável para sua empresa e colaboradores.