A Guarda Municipal de Campinas vai passar a usar bicicletas elétricas para o monitoramento do entorno da Lagoa do Taquaral, em Campinas. Nesta segunda-feira (29) os guardas receberam seis modelos que serão testados no parque. Elas irão substituir as bicicletas convencionais.
O objetivo é tornar o patrulhamento mais eficiente, auxiliando os guardas a percorrerem uma área maior em um tempo menor. Além disso, há uma diminuição do cansaço físico em relação às bicicletas convencionais.
A vantagem é ter uma autonomia maior, conseguir ir mais longe, com menos esforço. É um período de testes e iremos aguardar os resultados após esse período, afirmou o secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio.
A ação é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, de Esportes e Lazer e a marca de bicicletas elétricas Pedalla, da Empresa Brasileira de Mobilidade Sustentável (EBMS).
O modelo recebido pela GM é o Rodda, com motor de 250 w e velocidade máxima de 25 km/h. A bateria tem autonomia de 40 a 60 km. O carregamento é via tomada simples, com tempo de recarga entre 3 e 5 horas. As bicicletas elétricas recebem o nome de e-bikes.
Diariamente cerca de 4 mil pessoas passam pelo parque no período de Verão. Aos finais de semana o número sobe para 25 mil, por dia.
Fonte: A Cidade On