O câncer de mama é a doença mais comum na população feminina e, em 2017, foi a principal causa de morte entre as mulheres em todo o mundo. Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com instituições brasileiras e americanas apontou que 12% das mortes por câncer de mama seriam evitadas se as mulheres praticassem algum tipo de atividade física.
De acordo com o mastologista José Carlos Torres*, nos últimos anos os casos de câncer de mama vêm aumentando em mulheres mais jovens, no entanto, casos como este, geralmente estão associados ao histórico familiar ou mutação genética. A faixa etária de maior risco para câncer de mama é dos 50 aos 60 anos com pico de incidência em torno de 55 anos de idade.
A pesquisa mostra ainda que hábitos alimentares com excesso de álcool e açucares são responsáveis por cerca de 4% das mortes por câncer de mama. Segundo, Torres, existe dois tipos de prevenção: a primária e a secundária. Na prevenção primária, é recomendado a prática de exercício físico, alimentação saudável, com alimentos livres ou com baixo teor de gorduras (principalmente as chamadas gorduras insaturadas), verduras, frutas, massas integrais, legumes, castanhas. Além disso, evitar o estresse, evitar fumar, ingerir bebida alcoólica. Outros fatores de risco para a doença são: obesidade, diabetes e pressão sanguínea alta.
Atividade física
A boa notícia é que atividade física praticada regularmente pode levar o risco do câncer de mama para longe! Pois promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado.
Ainda segundo Torres, vários estudos demonstraram que a prática de atividade física mesmo que praticada por pouco tempo trazem benefícios para a saúde e na prevenção do câncer mama. Mas ressalta que idealmente, o exercício físico deva ser realizado pelo menos 30 minutos por dia, de 2 a 3 vezes por semana, pois nessas condições impacta significativamente na redução do risco de ser acometida pela doença.
Para Torres, o importante é se manter ativa independente do tipo ou do tempo de cada atividade e reforça: “a dica é praticar com regularidade as modalidades de atividade física que cada um gostar. Embora a duração (tempo) e frequência seja mais um elemento, não é o principal. Mulheres com hábitos saudáveis que incluem alimentação balanceada e prática regular de atividade física tem redução no risco de câncer de mama.”
Bike elétrica uma parceira na promoção de saúde
Se você não sabe por onde começar sua atividade, saiba que a bicicleta elétrica é uma excelente opção para quem busca sair do sedentarismo e quem sabe, até mudar hábitos com a adoção do uso desse meio de transporte no dia a dia.
Pedalar uma bicicleta elétrica, além de ser um convite à prática esportiva, exige equilíbrio do corpo e pela facilidade do pedal assistido, as pedaladas se tornam mais leves, proporcionando mais tempo no pedal, se comparado as bicicletas tradicionais.
Promoção Família Gioia
E para que você tenha hábitos mais saudáveis, mantenha a saúde em dia e fique longe de doenças, a Pedalla preparou uma promoção imperdível. São 25% nas e-bikes da Família Gioia! Sua chance de adquirir uma bicicleta elétrica com preço especial. Mas corra, a promoção é por tempo limitado.
* José Carlos Torres é mastologista, professor doutor na Unicamp e Membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein. CRM 71192