Comprar ou não uma bicicleta elétrica? Se você já pensou em ter uma e-bike para chamar de sua, é provável que tenha se deparado com outro questionamento: como deve ser feita a manutenção de uma e-bike? Se esse é um fator que pode influenciar a sua tomada de decisão, pode ficar despreocupado. De imediato, podemos adiantar que os cuidados com ela são tão importantes quanto de uma bicicleta normal, e isso, claro, irá refletir na própria longevidade dela.
Então, para que você entre de vez no ritmo das pedaladas, veja agora tudo o que você precisa saber sobre a manutenção de uma bicicleta elétrica. Confira!
Limpeza
Quadro
O procedimento é simples: basta passar um pano umedecido com shampoo de carro/bicicleta ou até mesmo detergente. Apenas não se esqueça de enxaguar bem o tecido para não riscar a pintura da bicicleta elétrica.
Correntes
Aqui, o mais indicado é utilizar uma ferramenta simples e barata conhecida por “lavador de corrente”. Dotado de escovas e engrenagens internas que giram com a rotação da corrente, ele facilitará (e muito) a limpeza. Para isso, abra o dispositivo, aplique um desengraxante dentro dele, encaixe na corrente, feche e pedale (com a mão mesmo) algumas vezes para trás. Com o produto que sobrar você pode ainda limpar a catraca e a coroa.
Repita o processo usando água e detergente para se certificar de que o produto foi totalmente removido — caso contrário, ele tirará o óleo novo que será aplicado à corrente quando a etapa for finalizada.
Freio a disco
Como as bicicletas elétricas têm freio a disco, é preciso tirar as pastilhas de disco para checar o desgaste. Você irá precisar de um paquímetro. Se a altura da resina estiver inferior a 0,50 mm, é sinal que já está na hora de trocá-la.
Sapata
Algumas e-bikes são equipadas com freios de V-brake, sendo recomendável a checagem do desgaste das sapatas. Observe os cortes existentes nela — eles são para escoamento de água, lama e detritos —, e quando começarem a desaparecer é porque chegou o momento de substituí-las.
Cabos e conduítes de câmbio e freio
Os cabos e conduítes de câmbio e freio também precisam ser limpos. Mas, dependendo do estado deles no arremate de aperto, opte por fazer a troca total em uma oficina.
Informações gerais
Todos os cuidados descritos acima são necessários para garantir a durabilidade da bicicleta elétrica. Por esse motivo, nunca se esqueça também de observar a calibragem dos pneus, regulagem dos freios e câmbio e lubrificação da transmissão. Lembre-se ainda que toda a bike deve passar por manutenção: desde aperto dos parafusos do bagageiro, paralamas, freios, guidão e transmissão.
No que se refere à parte elétrica, procure manter a limpeza em dia, principalmente do sensor — evite deixá-lo muito sujo ou com barro. Já a parte mecânica, você deve seguir os mesmos cuidados, isto é, uma revisão a cada três meses.
No site da Pedalla você consegue verificar as lojas credenciadas para manutenção da bike elétrica.
E se quiser ver na prática esse passo-a-passo da manutenção, acompanhe o vídeo do nosso parceiro Edu Capivara, da Pedaleria.
Ficar atento a esses detalhes é a melhor forma de assegurar que os componentes de sua bicicleta elétrica não perderão eficiência, além de ser essencial para a sua segurança e conforto.