Preservar o meio ambiente, economizar dinheiro, praticar esporte, reduzir tempo no trânsito, evitar o transporte público de péssima qualidade. Estes são alguns dos principais motivos que levam uma pessoa a mudar a rotina e aderir à uma bicicleta elétrica. Mas tem algumas coisinhas que você precisa saber antes de adquirir a sua e-bike.
- “Novidade antiga”
Conhecidas como e-bikes, as bicicletas elétricas têm sido projetadas desde o século XIX, primeiro pelo americano Ogden Bolton Jr., em 1895, e posteriormente por Hosea W. Libbey, em 1897. De lá para cá vem ganhando cada vez mais adeptos, inclusive chegando a ter mais de 200 mil delas rodando pelas ruas dos Estados Unidos no ano de 2009.
- Pedalar junto ou deixar que ela faça o serviço sozinha?
Dois tipos de bicicletas elétricas existem. As Pedelecs são aquelas em que o usuário pedala normalmente e ela dá um auxílio nas pedaladas, mas não se mantém em velocidade por si só.
O outro tipo é o das bikes com acelerador, que tem um motor próprio, podendo aumentar a velocidade sem a necessidade da intervenção dos pedais. Ela tem o bônus da escolha do usuário em pedalar, usar apenas a força elétrica ou usar as duas formas ao mesmo tempo.
A bateria da bike pode ser carregada de 3 a 5 horas em média, em tomadas 110V e 220V. A autonomia é de 30 a 60 km com carga completa (dependendo do peso do usuário, percurso percorrido e velocidade média) e não precisa ser completamente descarregada para ser recarregada.
- Menos tempo no trânsito, mais tempo para você
O dia a dia de quem precisa pegar trânsito para se locomover pode ser estressante. Filas quilométricas de carros e pouco espaço de estacionamento. De bike, você corta o trânsito, consegue pará-la em espaços menores e mais próximos do seu destino, além de poder ter esse tempo para você, ouvindo aquela boa música nos fones de ouvido, aproveitando o vento no rosto e ver a paisagem durante o caminho.
A expressão “não vou de bike para não chegar suado” já não é uma verdade, já que o motor te ajuda em uma ladeira, por exemplo, e como já dito anteriormente, pode fazer o ‘trabalho pesado’ sozinha. Ela ainda aguenta em média até 120 kg.
- Benefícios para a saúde
Mesmo a e-bike tendo motor, o usuário tem a possibilidade de pedalar. Isso faz com que ele alinhe um transporte sustentável à promoção da saúde, melhorando a qualidade de vida no dia a dia.
Mesmo em dias chuvosos, sua bike pode ser usada, por ser resistente à água, com os componentes eletrônicos protegidos. Mas atenção: elas não podem ser submersas. Se o seu trajeto estiver alagado, é indicado que você mude o caminho ou aguarde a água reduzir.
- Preservação do Meio Ambiente
É importante lembrar que as bicicletas elétricas usam energia renovável, sustentável e não poluente para funcionar. Isso quer dizer que você colabora com o planeta, fazendo hoje um futuro melhor para cada um de nós e as próximas gerações.
- Economia
Além de ter o consumo reduzido, comprar uma e-bike é bem mais barato que um carro, e até mesmo uma moto, podendo ser parcelada direto no site pedalla.com.br, ou conversar com a sua instituição bancária a respeito de financiamento.
Você pode optar também pelo aluguel de uma bicicleta elétrica no nosso site. Os valores partem de R$55,90 ao dia. Você tem seguro incluso contra furto e roubo qualificado* (com franquia), capacete de proteção e trava para a bike já na locação.
As e-bikes Pedalla são leves, modernas e confortáveis. Tem o banco macio, painel digital, freio à disco opcional e as baterias de lítio. Você pode conhecer ainda mais no Test Ride, que pode ser feito em algum dos nossos parceiros.
Com essas dicas você já está qualificado para entrar no time de usuários de uma e-bike Pedalla e sair pedalando por aí com mais informação. Aproveite o caminho!