Aquela ajudinha extra na hora de pedalar é sempre bem-vinda, principalmente quando ela vem com economia e sustentabilidade. A bike elétrica serve para esse reforço no pedal e vai mais além! Além de saber como funciona o sistema da bike, você precisa conhecer pontos importantes, para estar preparado para qualquer adversidade. Separamos alguns itens que você precisa considerar antes de adquirir a sua e-bike. Confira!
- Conheça o motor
Os motores das bikes elétricas podem ser equipados nos cubos da roda dianteira ou traseira, ou no movimento central, embutido. Existem dois tipos de motores: com escovas, chamados brush; e sem escovas, os brushless. O tipo sem escovas é mais usado nas e-bikes, já que são mais resistentes e silenciosos.
Na hora de escolher a potência, aposte em modelos que tenham no mínimo 250 Watts (W). Esse número já garante boa força extra aos pedais, para encarar vários tipos de terrenos.
- Confie na sua bateria
A melhor escolha do mercado hoje são as baterias de íons de lítio, um tipo que garante que a peça suporte entre 200 e 1000 recargas. Elas são mais leves, duráveis e não ‘viciam’, ou seja, não precisam ser sempre recarregadas quando chegarem a um certo nível de carga.
- Ajuda no embalo
Existem dois tipos de auxílio na pedalada: o pedal assistido e a aceleração motora. O pedal assistido se ativa assim que você gira o pedivela. Nesse modelo, você deve pedalar para ter o auxílio do motor. No modelo com aceleração motora, você pode apenas fazer o uso do sistema elétrico sem pedalar. Basta girar a manopla como numa moto, e a bicicleta se movimenta.
Para saber mais sobre autonomia de energia, confira o nosso artigo sobre o tema: https://bit.ly/3bL0xBm
E aí, gostou das dicas?
Para saber mais, continue acompanhando a @pedallabikes nas redes <3