Quem nunca ficou na mão por conta de uma bateria descarregada que atire a
primeira pedra. E isso é muito chato, não é? Para evitar que você fiquei sem energia no meio do rolê, separamos 10 dicas para que você melhore a performance e autonomia da bateria da sua bicicleta elétrica. Confira!
1. Mantenha sua bateria sempre carregada!
Não existe nada pior do que acordar pela manhã, estar quase saindo e só então perceber que sua e-bike está descarregada. Lembre-se de carregá-la sempre que chegar em casa, após o seu uso.
2. Pedale primeiro, acelere depois. Lembre-se das aulas de física: a maior quantidade de energia é exigida justamente para sair da inércia.
3. Em terrenos difíceis, alterne entre pedalar e acelerar. Em uma subida, não deixe todo o trabalho para o sistema elétrico, pois isso consumirá a bateria rapidamente.
4. Está vendo um semáforo? Vá parando devagar!
Em uma parada, comece a desacelerar um pouco antes para economizar energia, ao invés de manter a aceleração máxima e frear bruscamente.
5. Considere um PLANO B. Se puder, tenha um segundo carregador no seu trabalho, ou considere ter duas baterias, se o deslocamento diário for muito grande.
6. Confira a validade da sua bateria. Conforme envelhece, a bateria perde a capacidade de armazenar carga e talvez ela não atenda mais suas necessidades.
7. Cuidado com o tempo. Cuide da sua bateria! Guarde-a em local apropriado, em temperatura ideal e longe da chuva e de sol.
8. Lubrificação é essencial. Quando bem lubrificado, o sistema de transmissão melhora a eficiência do pedal e evita que energia seja desperdiçada.
9. Atenção à calibragem!
Pneus vazios exigem uma quantidade de energia maior para o deslocamento. Mantenha a pressão dos pneus na calibragem máxima ideal.
10. Modo de economia salva sempre. Sempre que possível, utilize o modo mais econômico. Os níveis de assistência definem a relação entre o auxílio do sistema elétrico e a participação do ciclista no fornecimento de energia. Quanto menor o nível de assistência elétrica, maior a pedalada e a autonomia!
Gostou dessas informações?
Para mais dicas, continue acompanhando a @pedallabikes nas redes <3