Você está visualizando atualmente Projeto incentiva o uso de bicicletas elétricas: mobilidade sustentável para seus colaboradores

Projeto incentiva o uso de bicicletas elétricas: mobilidade sustentável para seus colaboradores

O uso de bicicletas elétricas como meio de transporte no Brasil já é uma realidade, além de ser uma tendência mundial, cada vez mais cidades vêm se equipando com ciclovias e ciclofaixas para possibilitar mais segurança aos ciclistas. Inúmeros são os benefícios do uso da bicicleta elétrica como meio de transporte: economia, não polui, traz melhorias para a saúde física, mental e a eficiência, já que o ciclista não fica preso no trânsito, além de reduzir o nível de esforço físico comparado a um ciclista comum.

Mas, apesar de tantos pontos positivos, o valor para adquirir uma e-bike ainda é um ponto negativo, isso acontece por causa da alta taxa tributária aplicada aos veículos  movidos à eletricidade. E para facilitar que a bicicleta elétrica fosse adquirida por mais pessoas que no ano passado, a ENGIE Brasil Energia – empresa referência mundial em energia e serviços de baixo carbono – negociou com a Pedalla e mais dois players do setor, a compra de lote de bikes elétricas para seus colaboradores.

A iniciativa

O projeto, inédito no Brasil iniciou em Florianópolis, no escritório da ENGIE, é nessa ilha famosa por suas belezas naturais e por trânsito intenso  que os colaboradores cadastrados no programa puderam adquirir suas bicicletas elétricas com pagamento facilitado. Um dos principais objetivos da iniciativa é facilitar a mobilidade urbana, além de ajudar na preservação da natureza e trazer benefícios para a saúde.

Aliás, não foi apenas na negociação do pagamento que a empresa atuou para incentivar a aquisição de e-bikes, a companhia ofereceu cursos de segurança, dicas para conduzir o veículo, capacetes e os coletes de sinalização. Criou também uma infraestrutura para apoiar os ciclistas: são dois vestiários, bicicletário com 70 lugares, armários individuais e pontos de tomadas para carregar as bicicletas elétricas.

 A iniciativa está alinhada aos três Ds que sintetizam a estratégia global do grupo: Descarbonização, Descentralização e Digitalização, “é uma forma que encontramos para colaborar com várias frentes relativas à sustentabilidade. Temos a preservação ambiental pela redução de emissão de gases, a melhoria do trânsito e ainda um estímulo à prática de atividade física, que traz ganhos à qualidade de vida do colaborador”, comenta Eduardo Sattamini, diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia.

 

 

Do projeto à realização

Até novembro de 2019, 303 colaboradores de diferentes partes do Brasil optaram por adquirir as e-bikes. A Alessandra da Silva, compradora do grupo, adquiriu uma Gioia quadro unissex logo no começo do projeto, ela conta que viu a possibilidade de se exercitar, fugir do trânsito e ter qualidade de vida: “principalmente naqueles dias em que o trabalho foi puxado e tenso, ao retornar para a casa, vou apreciando a paisagem, liberando o stress, chegando em casa com outra vibe”, comenta.

Ela indica e incentiva outras pessoas a usar a bicicleta elétrica como meio de transporte, e além do trabalho também usa sua Gioia para passear aos finais de semana e fazer pequenas tarefas do dia a dia.

 

“por ter velocidade, incentivou a ideia de ir para o trabalho de bike, considerando que moro um pouco longe e que eu faria uma boa parte do trajeto sozinha” Alessandra e sua Gioia Unissex

Outro colaborador que aproveitou essa oportunidade foi o analista de comunicação, Cleber Magri, ele escolheu o modelo da Gioia Masculina e está adorando a experiência de andar de bicicleta elétrica: “este modelo é perfeito para mim, robusta, aguenta meu peso e tem o conforto ideal para pedalar a passeio”.  Cleber comenta ainda sobre os benefícios da e-bike durante o pedal: “a bicicleta elétrica ajuda muito em longos trajetos e em subidas, mas quando quiser fazer mais exercício é só desligar a bateria” completa o analista.

Magri elogiou a iniciativa da empresa, pois segundo ele, estimula a melhoria da qualidade de vida, além de fazer um papel sustentável ajudando na redução da emissão de poluentes. Para Cleber a bicicleta elétrica motivou a prática de exercícios, ele não pedalava há 10 anos e aproveitou este projeto para retomar a atividade.

Por morar num bairro mais distante da empresa e sem ciclovia na maioria do percurso, ele não vai trabalhar pedalando, mas usa para lazer e coisas cotidianas no bairro. A bicicleta também está proporcionando mais momentos em família: “meu filho adora ir de carona. Foi uma aquisição que me aproximou ainda mais dele e tem possibilitado bons momentos de lazer”, conta Cleber.

“A campanha foi o incentivo que faltava, principalmente pela possibilidade de parcelamento em folha e preço mais acessível”, Cleber e sua Gioia quadro Masculino

Deixe um comentário