Você está visualizando atualmente Venha tirar suas dúvidas sobre o pedal assistido

Venha tirar suas dúvidas sobre o pedal assistido

Para fugir do trânsito, não depender do transporte público, economizar, poluir menos ou em busca de mais qualidade de vida. Não importa o motivo, cada vez mais pessoas escolhem as bicicletas elétricas para se locomover nas cidades. Assim, é comum ver as e-bikes ocupando espaços que até então eram exclusivos de carros e motos nas ruas e avenidas. Contando com o pedal assistido, elas são uma ótima opção de locomoção para se deslocar em curtas e médias distância por exigirem menos esforço e proporcionarem mais agilidade.

 

Ainda assim, muitas pessoas ainda têm algumas dúvidas sobre este meio de locomoção moderno e prático. Para desmistificar alguns conceitos, listamos abaixo as principais informações sobre o pedal assistido nas bicicletas elétricas. Confira.

Como funciona o Pedal Assistido

O pedal assistido permite ao ciclista acionar o sistema por meio de um display no guidão a partir da primeira pedalada. É imediato: pedalou, o motor elétrico entra em ação; parou de pedalar ou acionou o freio, o motor desliga. As bicicletas elétricas da Pedalla são equipadas com um display no guidão que controla quanto de ajuda do motor o ciclista terá, ou seja, é possível escolher a intensidade conforme o esforço necessário. Para o ciclista, a sensação é de um pedal mais leve e a velocidade é desenvolvida mais facilmente.

Pedal assistido: é preciso pedalar!

Bicicleta elétrica é para gente preguiçosa? A resposta é NÃO! É óbvio que com a bicicleta elétrica o esforço para pedalar diminui consideravelmente. Porém, tem mais pontos para se considerar aqui. Se você nunca andou em uma bicicleta elétrica pode achar que é só girar o acelerador e pronto! Mas já deu para perceber que é bem diferente, certo? Com a e-bike é preciso pedalar, porque elas não possuem acelerador, apenas o motor acionado pelo pedal, que é quem te dará um suporte e aquele impulso bacana para o seu trajeto ser mais leve. Se você quiser andar como bike comum, basta desligar o motor.

Limite de Velocidade

A legislação brasileira classifica como bicicletas elétricas os modelos de pedal assistido, sem acelerador e com auxílio do motor até 25km/h. Com isso, a força do motor vai ser interrompida quando você atingir essa velocidade. Seu objetivo é acelerar? Então vai ter que suar e fazer a mesma força da bicicleta tradicional.

Legislação

Não ser classificada como um veículo motorizado e sim como uma bicicleta tem muitas vantagens. Além de poder trafegar em ciclovias, parques e outros locais para bikes, não é preciso fazer nenhum registro, licenciamento ou ter um documento de habilitação. Mais prático e barato.

Muita ajuda ou pouca ajuda?

Você que manda! As bicicletas com pedal assistido têm diferentes modos de força e, no caso da Pedalla, você configura a força do motor no display localizado no guidão. Descida ou plano? No nível de auxílio baixo, seu esforço físico será moderado e a bike te auxiliará no mesmo nível. Subida? Pode aumentar o nível de auxílio, com isso a bicicleta irá te ajudar mais. Lembre-se: o motor ajuda, mas não faz tudo. Se o terreno inclinou bastante, mesmo com o impulso da bicicleta elétrica, você vai ter que pedalar mais forte. E se passar dos 25k/h, o motor desliga e quem comanda a bike é você!

Pronto para vivenciar uma experiência nova com uma bicicleta elétrica? Confira nossos modelos de e-bike e escolha aquela que mais combina com você.

Deixe um comentário