Você está visualizando atualmente Cicloturismo: Contato com a natureza em cima da magrela

Cicloturismo: Contato com a natureza em cima da magrela

O cicloturismo é uma forma diferente de viajar e conhecer lugares que vem ganhando espaço, tem muita gente viajando de bike pelo Brasil e pelo mundo todo. Em cima da magrela você vai mais devagar, conhece melhor os locais e ainda é uma forma sustentável de se locomover. Para fechar o combo dos benefícios, o cicloturismo pode ser mais econômico do que as viagens convencionais.

Conversamos com Douglas Simões, da Pure Brasil, agente de viagens e trabalha há 26 anos com turismo de aventura e desde 2015 com o cicloturismo. Simões conta que entre os benefícios do cicloturismo está conhecer lugares diferentes e menos conhecidos, além de poder contemplar melhor os locais, “o viajante vai numa velocidade menor, o que possibilita a contemplação de forma mais plena, além de poder conhecer lugares pelo caminho e não somente no destino, ou um só lugar”, comenta Douglas.

A prática é para todo mundo, inclusive famílias com crianças, os passeios são adaptáveis a necessidade do viajante. “Se for com crianças percorrer até 20-25km no plano, é suficiente. Para os mais aventureiros e preparados dá para pensar em trechos de até 80-90km, a depender da subida acumulada do trajeto”.

Qualquer bicicleta pode ser usada para praticar o cicloturismo, mas é importante se informar sobre como é o trajeto. “Se for de terra, uma boa suspensão é bastante útil, se a subida acumulada diária for muito grande, uma bicicleta mais leve e com mais marchas pode melhorar muito a experiência”, explica o agente de viagens.

A bicicleta elétrica auxilia muito neste tipo de passeio, se torna mais inclusivo e menos cansativo, pois auxilia nos trechos mais íngremes “uma bicicleta elétrica com pedal assistido inclui muito mais pessoas na atividade, minimizando as subidas e sem tirar o prazer de pedalar.”

“Para a viagem, o cicloviajante deve levar câmara reserva, água, snacks para repor as energias, capacete, luvas, bermuda acolchoada e protetor solar”, explica. Sobre o preparo antes da viagem ele comenta que vai depender do trajeto, se for longo ou com muitas subidas é bom ter um preparo antes, mas com as bicicletas elétricas esse cansaço é minimizado.

Douglas conta que os destinos internacionais mais procurados são: O Caminho de Santiago e Toscana e no Brasil: o Vale Europeu, Caminho do Sol e Caminho da Fé. Vamos falar um pouquinho de cada um.

Caminho de Santiago de Compostela- Espanha

É uma rota de peregrinação que se originou no século IX, quando supostamente o túmulo do apóstolo São Tiago foi descoberto no norte da Espanha. Os peregrinos seguiam até a “cidade sagrada” e este caminho ficou conhecido como Caminho Francês, um trajeto de cerca de 800km, bem sinalizado e com bastante estrutura turística.

 Toscana- Itália

A Toscana é famosa pelos cenários de filme e as diversas paisagens em cada época do ano, a rota oferece passagens por pequenos povoados medievais, bosques, olivares, campos e antigas praças.  O trecho oferece estrada de asfalto e terra e tem muitas subidas, pode ser considerada nível médio de dificuldade.

Vale Europeu- Brasil

É umas das mais populares, fica no estado de Santa Catarina, tem cerca de 300 quilômetros e um trecho diverso com subidas e decidas características do vale. Entre as atrações turísticas estão as cervejarias e os restaurantes de comida típica dos descendentes alemães e italianos. Por ser uma rota circular, ela se inicia e termina da cidade de Timbó.

Caminho do Sol- Brasil

Essa rota fica no estado de São Paulo entre as cidades de Santana de Parnaíba e Águas de São Pedro e passa por 10 cidades do interior do estado, o trecho completo tem 241 quilômetros de muito contato com a natureza e cheio de estradas de terras.

Caminho da Fé- Brasil

A maior rota de peregrinação do país, que termina em Aparecida (SP), considerada a capital do catolicismo. A rota passa pelos estados de Minas Gerais e São Paulo e pode ser iniciada de diferentes pontos variando a distância entre 300 e 500 quilômetros. O trajeto tem uma boa estrutura de pousadas e alimentação.

Douglas conta que a Pure Brasil está organizando roteiros para iniciantes com o apoio das e-bike Pedalla “vamos fazer roteiros na região do Circuito da Frutas, onde é possível experimentar uma viagem de 2 dias, muito próximo a São Paulo com todo o apoio de guias e carro de apoio. Além disso temos um roteiro para famílias com crianças no Litoral Norte de São Paulo, também em 2 dias. É possível pedalar 80% do tempo por praias de areia firme com filhos de várias idades.” Para saber mais informações entre em contato pelo site.

Depois de conhecer um pouco do Cicloturismo e alguns dos destinos mais procurados, você não vai ficar de fora desse passeio incrível né? A Pedalla tem a Agilità o modelo de montain bike que é ideal para o cicloturismo por ter um quadro de alumínio mais resistente e leve, além de um sistema de amortecimento e frenagem apto para trilha e estradas não pavimentadas. A Agilità oferece um ótimo desempenho com um câmbio Shimano de 9 velocidades. Que tal se aventurar e viajar com sua Agilità Pedalla por aí? Veja mais sobre esta e-bike aqui

Deixe um comentário