Você está visualizando atualmente Dicas de como levar os pequenos na bicicleta com o retorno das aulas

Dicas de como levar os pequenos na bicicleta com o retorno das aulas

Alguns estados estão planejando o retorno das aulas presenciais, seguindo as diretrizes do MEC, divulgada no início deste mês. Além dos cuidados nas escolas e dentro das salas de aula, o transporte ainda é uma questão a ser repensada. A bicicleta é uma ótima aliada neste momento, pois evita as aglomerações nos transportes públicos.

Para transportar a criança na bicicleta em segurança, é preciso tomar alguns cuidados e fazer a escolha certa da cadeirinha. Veja algumas dicas de como utilizar a cadeirinha.

Modelo da bike

Nem todas as bicicletas são compatíveis ao uso da cadeirinha, geralmente as urbanas padrão, para o uso no dia a dia dão certo, pois são modelos mais versáteis. Sempre leia o manual de instruções e se necessário procure um profissional que te ajude a escolher.

Idade da criança

Para garantir a segurança, é recomendado que a criança não pese menos que 9kg, mais ou menos oito meses, mas alguns pais preferem esperar completar um ano. Já o limite, é de acordo com o peso suportado pela cadeirinha, em média 22 kg, o que equivale aos seis anos.

Tipos de cadeirinha

Existem dois tipos, a frontal em que a cadeirinha fica fixada próximo ao guidão e é indicada para crianças menores, suporta até 15 kg o que equivale aos 3 anos, outro fator da escolha desta cadeirinha para crianças pequenas, é que os pais podem ficar de olho nas reações da criança e interagir mais rapidamente, além de permitir uma conversa mais próxima.

Já a traseira é fixada no bagageiro e suporta crianças até 22kg, por ser crianças maiores, as manobras ficam mais difíceis, então a cadeirinha traseira é a melhor opção.

Escolha da cadeirinha

Para escolher a melhor cadeirinha você precisa se atentar a 5 quesitos: segurança, peso da criança, conforto, formato e posição.

A segurança é muito importante e deve ser prioridade, verifique se tem cintos ajustáveis, se o assento é apropriado para sua bicicleta e se está bem instalado. Além dos acessórios, o capacete por exemplo, mesmo não sendo obrigatório, ele protege a criança em caso de queda.

Como já explicado cada cadeirinha tem um limite de peso e deve ser respeitado para garantir que não tenha acidentes durante o passeio.

O transporte deve ser um momento prazeroso, então a criança deve estar confortável, além disso muitas crianças caem no sono durante o percurso, então a cadeirinha deve ter um encosto para que elas possam apoiar a cabeça. O descanso para os pés também traz mais conforto, para que não fiquem suspensos no ar, se o suporte tiver regulagem de altura das pernas e pés, aumenta ainda mais o conforto, já que a criança não fica com as pernas dobradas.

O formato da cadeirinha está ligado ao conforto, cadeirinhas com formato anatômico e cantos arredondados tendem a ter um espaço interno maior. Outro fator é a altura do encosto para apoiar as costas e cabeça. Ambos possibilitam mais liberdade e comodidade a criança.

A posição depende do tamanho da criança e da sua bicicleta, se ela tem os encaixes necessários para o tipo de cadeirinha que você deseja, dianteira ou traseira.

Mais atenção ao pedalar

Acoplar uma cadeirinha muda tudo na forma de conduzir, pois acrescenta o peso da cadeirinha e da criança, então a bicicleta tende a se inclinar mais e necessita maior esforço na hora de acelerar e frear. Mas tudo é questão de costume, no começo você vai estranhar, mas logo se adapta e aproveita o momento. Antes de sair pedalando com a criança, faça uns testes, coloque algo que tenha peso equivalente ao da criança e faça pequenos trajetos

para ir se acostumando.

Conversamos com a Marcelle Blacheriene, ela utiliza a cadeirinha para lazer e transporte, chega a percorrer uns 15km com a sua filha de 4 anos. Ela sempre pedalou e a cadeirinha possibilitou que as crianças participassem dos passeios além de melhorar o percurso, “trocar o carro pela cadeirinha torna o caminho mais prazeroso”, comenta. Antes de comprar, ela realizou uma pesquisa e priorizou a segurança. Marcelle tem uma Gioia e o passeio preferido delas é na fazenda, pois tem bastante espaço.

 

Seja como transporte ou lazer, utilizar a bicicleta com os pequenos podem trazer muitos momentos de prazer, além de ser uma ótima opção para evitar as aglomerações no transporte público, neste retorno. A magrela melhora a qualidade de vida e fortalece a relação com a criança.

 

Agora que você já tem dicas de como escolher e utilizar a cadeirinha, adquira a sua e viva momentos incríveis com as crianças. No site da Pedalla você encontra seis modelos, escolha o que melhor se encaixa pra sua rotina e saia pedalando por aí.

Deixe um comentário