A cada ano, milhares de pessoas são vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo, e para conscientizar, chamar a atenção e transmitir a mensagem de um trânsito seguro que surgiu o Movimento Maio Amarelo. Com o tema: “Perceba o risco. Proteja a vida”, o movimento marcado anualmente por encontros e palestras com autoridades de trânsito, terá novo formato em 2020 e as ações serão apenas digitais devido à pandemia do novo coronavírus e as recomendações de isolamento social para a não propagação do vírus. Todas as ações presenciais foram transferidas para setembro, junto com a Semana Nacional de Trânsito.
O tema mobilidade urbana vem sendo cada vez mais discutido, os cidadãos estão mudando a forma de se locomover e começaram a perceber a importância de um trânsito mais seguro, consciente e que não prejudica o meio ambiente, com isso as bicicletas, ciclofaixas e ciclovias se tornaram pontos essenciais nesse tema. A bicicleta hoje, conquista cada vez mais o seu lugar como uma das principais alternativas para melhorar o trânsito, principalmente nas grandes cidades. No entanto, as bicicletas ainda não encontram um local de destaque no trânsito, pois falta infraestrutura e até respeito de alguns motoristas na disputa por espaço.
A Pedalla acredita que é possível construir um trânsito mais seguro, responsável e humano e por isso, apoia e compartilha as ações do movimento Maio Amarelo. Acidentes de trânsito não são bons para nenhuma das partes envolvidas, mas buscamos saber de pessoas já tiveram nessa situação quais os aprendizados que elas tiveram. Acompanhe:
Impactos
O ciclista Eduardo Pombo, pedala há 17 anos e se envolveu em dois acidentes enquanto pedalava. Depois disso, mudou a sua rotina de treinos e adaptou para rolo em casa e os treinos externos passaram a ser em grupo: “hoje em dia, não pelado mais sozinho. Só em grupo, onde a visibilidade é maior e os motoristas acabam respeitando um pouco mais quando veem que estão todos com uniformes de uma mesma equipe”. Além disso, Eduardo também adotou luzes traseiras e dianteiras nas bikes para também aumentar a visibilidade e completa: “devo sempre adotar uma direção defensiva quando pedalo. Sempre tentando avaliar as situações de risco durante o pedal e evitando ao máximo me expor a eles.”.
Para Bruno Bagna, o acidente que se envolveu com a sua bicicleta, serviu para que tenha
mais cautela e passou a pedalar apenas em locais exclusivos, como ciclofaixas e ciclovias. O aprendizado que ele tirou da situação é que no trânsito, é preciso estar atento em tudo em sua volta: “quando se pedala na rua tem que pensar em você, no pedestre e se o motorista está te vendo”.
Já Renata Hayashi, estava do outro lado da história. Ela se envolveu num acidente pois estava distraída devido à recente perda da irmã, nisso, fez uma curva indevida e colidiu com uma motocicleta. O fato trouxe muitas experiências para Renata, que comenta: “hoje eu presto muito mais atenção, principalmente em cruzamentos, ando mais devagar e em locais que tem um grande fluxo de carros ainda fico nervosa, mas dirijo muito mais atenta”.
Campanhas de Conscientização
Tanto Eduardo quanto Bruno acreditam que falta educação no trânsito e empatia com os ciclistas. No entanto, eles concordam que as campanhas de conscientização são importantes para promoção de um trânsito seguro.
Renata acredita sim na eficiência das campanhas, pois mostram a realidade do que pode acontecer caso o motorista não esteja atento ou alcoolizado, por exemplo.
Novo Formato Maio Amarelo
A assessora de comunicação do Observatório Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel, comenta que a campanha Maio Amarelo se tornou um movimento muito importante de conscientização que envolve toda a sociedade. Por isso, a solução para driblar o isolamento foi a comunicação digital “a gente percebeu que as pessoas estão mais online devido a quarentena, então resolvemos criar peças para que o Movimento Maio Amarelo esteja presente na cabeça das pessoas e que tenha fácil acesso. Criamos artes que podem ser compartilhadas por aplicativos de mensagens e assim não deixar essa data passar”, conta a assessora.
Para baixar e ter mais informações sobre as ações digitais acesso o site oficial.
Veja também a matéria que aborda alguns mitos e verdades sobre a bicicleta no trânsito, e como essas dicas podem ajudar a ter boas práticas durante o pedal.